s
Santo Cristo dos Milagres
Milhares na mudança da Imagem
Milhares de devotos incorporaram-se hoje na procissão da mudança da imagem do Santo Cristo dos Milagres do coro baixo do Convento da Esperança para a igreja anexa, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Autor: lusa
  Num trajecto à volta do Campo de São Francisco, os devotos seguiam emocionados a imagem, muitos transportando molhos de círios (velas) às costas e alguns com crianças, em prece ou para agradecer "graças" recebidas.

    A imagem do Santo Cristo - um busto do "Ecce Hommo" oferecido às freiras clarissas pelo papa Paulo III - só sai à rua no quinto fim-de-semana a seguir à Páscoa, desde 1700.

    Na procissão da tarde de hoje participaram também muitos emigrantes dos Estados Unidos e Canadá que se deslocam propositadamente a São Miguel, e também visitantes de outras ilhas açorianas e do continente.

    Transportada num andor decorado com flores de seda e ornamentada com várias jóias, a imagem do Santo Cristo foi ainda saudada por uma guarda de honra do Exército, com salva de tiros da corveta da Armada e sobrevoada por aviões da Força Aérea.

    Antes do cortejo de hoje, muitos fiéis voltaram a percorrer de joelhos o empedrado do Campo de São Francisco, muitos em grande esforço físico em pagamento das suas promessas.

    Durante toda a noite de hoje, a imagem vai permanecer na Igreja de São José, um espaço maior para receber os milhares de peregrinos em vigília.

    No domingo, depois da missa campal no adro do Santuário da Esperança, as festas têm um dos seus momentos mais importantes, a procissão que percorre as ruas da cidade de Ponta Delgada atapetadas de flores e com colchas nas janelas e varandas, num cortejo que se realiza desde 1700.

    As maiores festividades religiosas dos Açores são este ano presididas pelo Bispo da Madeira, D. António Carrilho, participando igualmente o bispo dos Açores, D. António de Sousa Braga, e D. Aurélio Granada Escudeiro, que dirigiu a Diocese de Angra entre 1979 e 1996.

    A devoção ao Santo Cristo, uma das mais expressivas manifestações de fé do arquipélago, foi introduzida em São Miguel pela madre Teresa D´Anunciada.

    Paralelamente às celebrações religiosas, as festas do Santo Cristo incluem um programa de iniciativas de cariz profano, no Campo de São Francisco e ruas contíguas, até à próxima quinta-feira.