Migração da TDT adiada para 12 de agosto devido à evolução da pandemia
5G
20 de jul. de 2020, 11:37
— Lusa/AO Online
A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom)
refere que em 10 de julho a Meo (Altice Portugal) informou o regulador
da necessidade de alterar o calendário do processo de migração da TDT
"devido à indisponibilidade de um dos seus fornecedores para prestar no
terreno os serviços de ressintonia dos emissores, em virtude da situação
da pandemia de covid-19 em Portugal". Nesse
sentido, "o processo de migração da rede de TDT, que tem estado
suspenso devido à crise pandémica, só será retomado no dia 12 de agosto e
não no dia 03 de agosto como a Meo tinha proposto anteriormente",
adianta a Anacom.Segundo o novo
calendário, que mereceu a "concordância do Governo e da Anacom", o
processo de migração será retomado com a ressintonia do emissor de Alter
do Chão, em 12 de agosto, em vez do dia 03 de agosto com o de Palmela, a
que se seguiriam os emissores da região da Grande Lisboa."A
conclusão dos trabalhos está agora prevista para o dia 18 de dezembro
de 2020, uma semana depois da data constante da calendarização aprovada
anteriormente", adianta o regulador.A rede de televisão digital terrestre é composta por 243 emissores, dos quais faltam migrar 180. "Quando o processo foi suspenso, em 13 março, já tinham sido alterados 63 emissores", adianta."No
dia 12 de agosto, quando for alterado o emissor de Alter do Chão, as
pessoas que recebem o sinal de televisão através deste emissor ficarão
com o ecrã da televisão a negro, nesse momento apenas será necessário
fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT e continuarão a
ver televisão gratuitamente, como tem acontecido até agora", informa a
Anacom. O regulador "teve a preocupação de
assegurar que não será necessário substituir ou reorientar a antena,
trocar a televisão ou o descodificador, e ninguém terá de subscrever
serviços de televisão paga. No caso dos condomínios/edifícios que tenham
instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os
substituir", relembra."As pessoas que não
consigam ressintonizar os equipamentos podem ligar para a linha
telefónica gratuita (800 102 002) disponibilizada pela Anacom",
sublinha, recordando que caso não seja possível fazer a sintonia dos
equipamentos por si ou com a ajuda prestada telefonicamente, o regulador
agendará uma visita de técnicos devidamente identificados para resolver
a questão.