“Memórias de um Brinquedo” nas freguesias rurais de Ponta Delgada

Exposição “Memórias de um Brinquedo” de Álvaro Vitorino vai percorrer seis freguesias rurais do concelho de Ponta Delgada


Autor: Ana Carvalho Melo

A exposição “Memórias de um Brinquedo” de Álvaro Vitorino vai percorrer seis freguesias rurais do concelho de Ponta Delgada, proporcionando a todos uma verdadeira viagem no tempo, anunciou a Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Em nota enviada à comunicação social, a autarquia revela que “mais de 80 % dos brinquedos presentes nesta exposição são de origem portuguesa, sendo possível apreciar  a evolução dos mesmos, através das suas várias fases e materiais, da lata ao plástico, da massa ao ferro”.

“No fundo, esta exposição irá dar a conhecer e/ou despertar recordações das infâncias vividas desde os anos 40 até aos anos 90, levando a público uma coleção particular de brinquedos que marcaram várias décadas”, realça.

Assim e  seguindo a política de descentralização da cultura, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através do Centro Municipal de Cultura, irá levar esta mostra: à Junta de Freguesia das Sete Cidades, de 12 de outubro a 9 de novembro de 2022; ao Centro Cultural de Santo António, de 19 de outubro a 18 de novembro de 2022; ao Centro Cultural de Fenais da Luz, de 30 de novembro a 30 de dezembro de 2022; à Junta de Freguesia de Capelas, de 30 de novembro a 30 de dezembro de 2022; à Junta Freguesia da Ajuda da Bretanha, de 30 de novembro a 30 de dezembro de 2022 e à Junta de Freguesia dos Arrifes, de 15 de fevereiro a 15 de março de 2023.

Refira-se que Álvaro Nuno Carreiro da Mata Vitorino é o responsável por este vasto património, que resulta do seu gosto pelo colecionismo, tendo reunido um pouco de tudo, desde selos, moedas, calendários e revistas, a cromos e brinquedos.

Atualmente, possui mais de duas mil peças, e dentro destas, o carinho especial pelos jogos da Majora que já chegam quase aos 1000 exemplares.