s
Matos “orgulhoso” da postura do Santa Clara frente ao AFS

O treinador do Santa Clara destacou a “paciência” da sua equipa, que manteve a sua “identidade” e confirmou o regresso às vitórias na ILiga, após um triunfo por 2-0 sobre o “lanterna-vermelha” AFS


Autor: André Medina

O Santa Clara confirmou o regresso às vitórias na ILiga, três jornadas depois, após um triunfo por 2-0 na receção ao “aflito” AFS.
No final do encontro referente à nona jornada do campeonato, Vasco Matos sublinhou a “postura” da sua equipa, que mesmo depois de ter voltado a pecar no capítulo da finalização, especialmente na primeira parte, não perdeu a sua “identidade”, e foi à procura da terceira vitória vitória na prova.

“A equipa não perdeu a identidade e a paciência.Teve um equilíbrio emocional muito grande e isso deixa-nos muito contentes. Isto é um campeonato muito competitivo, em que todas as equipas podem ganhar a todas as equipas e temos de estar sempre no limite. Voltámos a estar e isso deixa-nos muito orgulhosos”, afirmou Vasco Matos na conferência de imprensa, onde começou por realçar a superioridade dos “encarnados” de Ponta Delgada, especialmente na primeira parte, reconhecendo novamente  o problema no capítulo da finalização.

“Tivemos uma entrada muito forte, na qual conseguimos impor o nosso jogo, criar imensas situações claras de golo e faltou-nos uma vez mais a finalização”, explicou.

Na receção ao “lanterna-vermelha” da I Liga, Vasco Matos repetiu a “fórmula” utilizada frente ao Sporting de Espinho, em partida da Taça de Portugal, apresentando-se com uma linha de quatro defesas e três médios (4x3x3), com o objetivo de “criar novas dinâmicas” e criar ainda maiores dificuldades aos adversários.

“Queremos criar novas dinâmicas. Estamos aqui há anos e temos de olhar para os jogadores e perceber que podemos olhar para outros sistemas, mas temos de preparar várias nuances táticas. É o que pretendemos. Hoje [sábado] jogámos assim, mas não quer dizer que na próxima semana seja assim”, alertou o técnico de 45 anos, acrescentando que o novo sistema tático era uma ideia que já vinha sendo trabalhada há algum tempo.

“Era uma ideia que tínhamos há algum tempo. Não tivemos oportunidade de trabalhar muito. Estamos a fazê-lo agora e a equipa fica mais confortável, mas vamos continuar também o nosso 3x4x3”, explicou.

De regresso às vitórias no campeonato, o Santa Clara vira agora as suas atenções para a edição 2025/26 da Taça da Liga, que arranca já amanhã (28 de outubro), com a receção do Sporting ao Alverca.

Já os açorianos “entram em cena” na prova na quarta-feira (29), com uma visita ao reduto do Sporting de Braga, a contar para os quartos-de-final da prova. O duelo, que se disputa no Estádio Municipal de Braga, tem início marcado para as 18h15.