Manuais digitais nas escolas dos Açores “muito positivos”
8 de fev. de 2023, 13:54
— Lusa/AO Online
Citada
numa nota de imprensa, a secretária regional da Educação e dos Assuntos
Culturais, Sofia Ribeiro, considerou que o projeto foi “bastante
exigente” para toda a comunidade educativa.De
acordo com a titular da pasta da Educação, a passagem do manual em
papel para o manual digital, “com atividades mais dinâmicas, mais
intuitivas e uma interação em tempo real, trouxe, aos alunos e aos
docentes, novas realidades no processo de ensino e de aprendizagem”. “Para
os primeiros, a possibilidade de carregarem menos peso, ao mesmo tempo
que aumentavam as ferramentas úteis ao seu processo de construção do
conhecimento; para os segundos uma perceção mais apurada do processo
evolutivo dos alunos e a possibilidade de diversificar processos e
formas de fomentar aquilo que é ensinado e percecionado”, declarou Sofia
Ribeiro.A governante considerou o
processo “disruptivo”, uma vez que “as escolas tiveram de se adaptar a
novos processos”, havendo necessidade de “restruturar redes de
comunicação”.Segundo Sofia Ribeiro, os
docentes “sentiram a necessidade de desenvolver novas estratégias dentro
da sala de aula, os alunos tiveram de adquirir novas competências
digitais e adaptarem-se a um diferente método de estudo” e os
encarregados de educação tiveram de “compreender a mudança”. Na
sequência das sugestões apresentadas, o modelo formativo “terá de ser
definido de forma a garantir momentos de consolidação de conhecimentos e
esclarecimentos de dúvidas que, naturalmente, vão surgindo com a
utilização diária dos manuais digitais, impossíveis de prever no início
do ano letivo”, refere a secretária regional.Sofia
Ribeiro disse ainda que, em termos de nível de segurança dos
equipamentos, apesar de considerado “adequado” pela maioria dos
responsáveis pelo projeto, “têm surgido algumas reclamações
relativamente ao facto de não permitirem pesquisas fora da rede de
internet das escolas, sendo apenas permitido o acesso às plataformas dos
manuais digitais”. A análise feita com os
professores responsáveis pelo projeto em cada escola será debatida no
próximo Conselho Coordenador do Sistema Educativo, durante o primeiro
semestre de 2023.