Manifestantes protestam contra campo de golfe olímpico do Rio2016
Um grupo de manifestantes acampou frente ao futuro campo de golfe dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro para protestar contra a sua construção numa área protegida e contra a especulação imobiliária gerada pelo projeto.

Autor: Lusa/AO Online

 

Os ativistas asseguraram que vão permanecer acampados diante do terreno, situado no luxuoso bairro da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, até que a justiça determine o embargo das obras para analisar a denúncia de que o local é uma área protegida.

Os manifestantes, citados pela EFE, defendem que o projeto está a beneficiar interesses particulares, por permitir que, quem adjudique a obra do campo, tenha uma concessão para operar o espaço por vários anos, assim como para construir outros edifícios nas áreas circundantes.

Segundo o advogado Jean Carlos Novaes, um dos líderes do movimento "Golfe para quem?", o campo está a ser construído num terreno que faz parte da reserva ambiental da Marapendi, situada entre a praia da Barra da Tijuca e uma lagoa ligada ao mar.

O advogado diz que a licença ambiental concedida pela prefeitura do Rio de Janeiro não tem validade, porque a reserva é administrada pelo governo regional do Rio de Janeiro e não pelo municipal.

A procuradoria solicitou em agosto a suspensão da licença ambiental por supostas irregularidades, mas o juiz responsável pelo caso negou a petição com o argumento de que a vegetação do terreno já tinha sido destruída e que já não havia nada para proteger.

O golfe vai regressar ao programa olímpico no Rio2016, depois de 112 anos de ausência, ou seja, desde Saint Louis, em 1904.