Internet
Mais de metade dos utilizadores acede através de dispositivos móveis
Mais de metade dos utilizadores de Internet em Portugal acede à rede através de dispositivos móveis, segundo um estudo que o Observatório de Comunicação (Obercom) publica quinta-feira.

Autor: Lusa/AO Online

Esta tendência é particularmente marcada no caso dos homens: 56,7 por cento acede via dispositivos móveis contra 48,8 por cento das mulheres.

O estudo, realizado com base em 1038 entrevistas a pessoas com 15 e mais anos residentes em todas as regiões de Portugal Continental, revela ainda que 62 por cento dos inquiridos entre os 15 e os 18 anos é utilizador de Internet móvel contra apenas 14,3 por cento dos com 65 ou mais anos.

Do total de inquiridos que afirma usar a Internet a partir de dispositivos móveis, 84 por cento acede recorrendo a um computador portátil e 23,5 por cento através de telemóvel ou PDA.

A procura de notícias e informações sobre eventos, assim como a utilização de redes sociais e serviços de Mensagens instantâneas surgem como as principais actividades levadas a cabo pelo grupo de internautas que acede a partir do telemóvel.

O telemóvel é ainda usado para serviços de e-banking e de procura de restaurantes.

A banda larga móvel encontra-se disponível nas zonas onde as redes de 3ª geração móvel estejam acessíveis e segundo os últimos dados da Comissão Europeia (2007), Portugal tem uma cobertura de 80 por cento, um valor acima da média da Europa dos 27 países (77 por cento).