s
Mais de 60% das construtoras reporta estabilização da atividade no 1.º trimestre

Sessenta e três por cento das empresas do setor da construção civil reportaram uma estabilização da atividade global no primeiro trimestre deste ano, mais três pontos percentuais do que no trimestre anterior, segundo um inquérito da associação setorial AICCOPN


Autor: Lusa/AO Online

Ainda de acordo com a Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), cerca de 30% das empresas “manifestaram uma perspetiva mais positiva, assinalando um crescimento da atividade”, uma proporção muito próxima dos 29% verificados no trimestre anterior.

Ainda assim, a associação destaca que o setor “continua a enfrentar obstáculos estruturais relevantes”, mantendo-se a escassez de mão de obra especializada como “o principal constrangimento”, apontado por 86% das empresas do segmento das obras privadas e por 75% das empresas de obras públicas.

“Trata-se de um problema persistente e transversal a todo o setor, comprometendo a capacidade de resposta das empresas e dificultando o decurso da sua normal atividade”, enfatiza a AICCOPN.

Outro “fator de pressão“ apontado é o preço das matérias-primas, identificado como um entrave por 39% das empresas do segmento das obras privadas.

Os preços anormalmente baixos também continuam “a afetar significativamente” o setor, sendo referidos por 32% das empresas que operam em obras públicas.