Mais de 217 mil pessoas já pediram autodeclaração de doença no portal SNS24
22 de dez. de 2023, 08:37
— Helena Neves/Lusa/AO Online
A
autodeclaração da doença, em vigor desde 01 de maio, pode ser requerida
por qualquer trabalhador na área pessoal do Portal do SNS 24, na App SNS
24 ou na Linha SNS 24 (808 24 24 24) e permite justificar a ausência ao
trabalho nos primeiros três dias de doença, não havendo lugar ao
pagamento de retribuição por parte da entidade patronal.Em
entrevista à agência Lusa, o coordenador dos SPMS – Unidade do SNS 24,
João Oliveira, destacou que a emissão de mais de 217.000 autodeclarações
de doença gerou “uma poupança para o sistema”, porque antes estas
baixas só podiam ser requisitadas nos cuidados de saúde primários.“Uma
das apostas que fizemos na disponibilização das autodeclarações de
doença foi apostar nos canais digitais e os dados vêm comprovar que foi
uma aposta certa, porque 99% das autodeclarações de doença foram
emitidas tanto pela aplicação como pelo portal”, disse, notando que só
1% das baixas foram emitidas pela Linha SNS 24, que serve como um
complemento a quem não tem acesso ao digital.Na
entrevista, João Oliveira também destacou os resultados de um
projeto-piloto iniciado este ano nos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila
do Conde que visa sensibilizar os utentes para a utilização correta dos
serviços de saúde, contactando primeiro a Linha SNS 24 para terem um
encaminhamento mais adequado.O coordenador
salientou que este projeto é “uma mais-valia muito significativa para
os utentes” porque depois da triagem, caso seja necessário, a linha
marca a consulta nos cuidados de saúde primários no próprio dia ou no
dia seguinte.“Estamos muito satisfeitos
com o resultado porque já conseguimos agendar mais de 1.600 consultas
nos cuidados de saúde primários, através da linha SNS 24, o que ronda
uma média de 70 consultas por dia”, disse, realçando que os utentes se
sentem “muito satisfeitos” porque evitam uma deslocação desnecessária ao
centro de saúde.“Foi um trabalho de
alguns meses de preparação junto do centro de saúde e do Centro
hospitalar da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, juntamente com a Direção
Executiva do SNS, que nos permitiu testar um conceito que até agora tem
sido ganhador e que a seu tempo será estudado e será alargado a outras
partes do país”, salientou.Entre os vários
serviços do SNS 24, o coordenador destacou também a disponibilização,
desde 2022, dos resultados dos exames que são prescritos nos cuidados de
saúde primários e que são realizados pelos utentes nas entidades
convencionadas que já aderiram ao projeto “Exames sem papel”.Segundo
o responsável, mais de 86 milhões de resultados já foram comunicados
centralmente, o que considerou ser “uma ótima notícia”, porque indica
que cada vez mais as entidades estão a aderir a este projeto que
possibilita ao utente ter os seus resultados na aplicação do SNS 24. Há
outra medida que ainda está em fase de teste na linha de aconselhamento
psicológico e que João Oliveira considerou ser “muito importante para
os picos de procura” e que passa por, quando todos os operadores estão
ocupados, dar a possibilidade de o utente poder ser contactado passados
alguns minutos.“Isso permite-nos gerir as
expectativas junto do utente e não termos uma sobrecarga na linha e
retomarmos a chamada assim que possível”, disse, salientando que o
serviço está em fase de testes, “mas os resultados preliminares são
muito satisfatórios, e que a seu tempo e em contexto poderá ser alargado
a toda linha”.