Maioria dos constrangimentos nas comunicações está resolvida
Furacão Lorenzo
2 de out. de 2019, 14:12
— Lusa/AO Online
“Até
ao momento, os maiores constrangimentos fizeram-se notar na ilha das
Flores, Corvo, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial, sendo que a sua
maioria já foi solucionada”, indicou, em comunicado, a empresa. A
intervenção das equipas técnicas da Altice Portugal para as restantes
situações está, por seu turno, “condicionada pela própria intempérie e
sujeita a autorização por parte das autoridades”. Entre
as principais causas para a afetação das comunicações encontram-se
falhas no fornecimento de energias e, nalguns casos, cortes de
transmissão por queda de árvores ou estruturas. De
acordo com o último ponto de situação, a dona da Meo regista,
essencialmente, “afetação na rede fixa e móvel nas ilhas das Flores e
Pico, resultado do impacto em apenas 8% dos 'sites' móveis que tem no
Arquipélago dos Açores”. Assim, do total dos 159 'sites', 13 estavam afetados. Nos
locais onde a intervenção do grupo de telecomunicações foi permitida,
já foi recuperada a rede fixa e móvel em Santa Cruz das Flores, os sites
TDT “cuja afetação se deveu a falhas na energia”, bem como a reposição
dos serviços do cabo submarino entre o Pico e Santa Maria. “A
rapidez e eficiência na recuperação de comunicações é claramente
satisfatória e deve-se essencialmente ao empenho das equipas no terreno
que, sob condições muito adversas, não deixaram de intervir para
garantir as comunicações e a segurança das pessoas, das autoridades e
das ilhas”, lê-se no documento. Adicionalmente,
a Altice Portugal destacou a “prévia elaboração” de um plano de
contingência preventivo e o “acionamento do gabinete de crise”, que
permitiram um “entrosamento entre instituições”. A
empresa, que acionou o gabinete de crise na passada sexta-feira, tem no
terreno mais de 150 técnicos e operacionais especializados.