Madeira e grupos Central e Oriental dos Açores sob aviso laranja devido à chuva
A Madeira vai estar, a partir das 12:00, sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a previsões de chuva forte e trovoada, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Autor: Lusa/AO Online

O aviso laranja, que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, vai durar até às 23:59 de hoje.

Também sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, estão os grupos Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Oriental (S. Miguel e Santa Maria) dos Açores, como já tinha anunciado o IPMA na segunda-feira.

O IPMA informa que o aviso laranja para os Açores – devido à previsão de precipitação contínua e temporariamente forte - vai estar em vigor até às 23:59.

Hoje de manhã e até às 11:59, a Madeira e os grupos Central e Oriental dos Açores estão sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, o que pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No que diz respeito ao continente, o IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, sendo moderado no Algarve e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do nordeste transmontano e acentuado arrefecimento noturno com formação de geada, em especial nas regiões do interior.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Viana do Castelo prevê-se uma máxima de 14 graus Celsius, em Faro e Santa Cruz das Flores 17, no Porto, Évora, Beja, Angra do Heroísmo, Coimbra e Leiria 15, Bragança e Viseu 11, Guarda 7, Castelo Branco e Portalegre 13 e Ponta Delgada 16.