Lula da Silva recebe hoje título de doutor honoris causa em Salamanca antes de viajar para Lisboa
O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe esta quarta-feira o título de doutor honoris causa concedido pela universidade de Salamanca, antes de viajar para Lisboa onde participa nas cerimónias do 25 de Abril.

Autor: Lusa/AO Online

 

A instituição universitária, uma das mais antigas do mundo, já concedeu a mesma distinção ao Nobel da Literatura José Saramago, ao economista do Bangladesh e Nobel da Paz, Muhammad Yunus ou ao ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos.

Na cerimónia, com início previsto para as 12:00 locais (13:00 em Lisboa), será seu padrinho o catedrático e ex-diretor do Centro de estudos brasileiros, Gonzalo Gómez Dacal, após a distinção ter sido aprovada pelo Claustro de Doutores da universidade de Salamanca na sessão de 6 de abril de 2011.

De acordo com a deliberação da universidade, Lula recebe a homenagem “pelo impacto que teve a política educativa do seu Governo tanto no incremento da equidade social como na melhoria da eficiência, conseguidas mediante a valorização de todos os recursos intelectuais de que dispõe esse grande país amigo, especialmente dos provenientes dos setores sociais mais desfavorecidos”.

De acordo com o ‘site’ da universidade na internet, o ato, presidido pelo reitor Daniel Hernandéz Ruipérez, contará com a presença, entre outros convidados, do presidente da região de Castela e Leão, Juan Vicente Herrera, dos embaixadores do Brasil, Uruguai, Venezuela e Cuba, para além de representantes do mundo empresarial, incluindo os presidentes da Iberdrola, da Telefonica e o diretor-geral de comunicação do Banco Santander.

O ex-presidente brasileiro segue para Portugal ainda hoje, e para quinta-feira tem agendadas reuniões em Lisboa com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Já na sexta-feira, quando se cumprem os 40 anos do 25 de Abril de 1974, e antes de regressar a São Paulo, Lula da Silva vai intervir numa conferência no Museu do Oriente, em Lisboa, sob o tema “O 25 de Abril visto de fora”.