s
Lotaçor com resultado líquido negativo de 2,8 ME

A Lotaçor registou, no ano de 2024, um resultado líquido negativo de 2,8 milhões de euros. Empresa pública açoriana já tinha apresentado prejuízo de 2,5 milhões de euros em 2023


Autor: Carlota Pimentel

O resultado líquido da empresa Lotaçor registou um valor negativo de 2,8 milhões de euros (ME) em 2024, valor que foi superior ao registado no ano transato, que também foi negativo, de acordo com o relatório e contas de 2024 desta empresa, consultado pelo Açoriano Oriental.

Segundo o documento, o resultado líquido do período terminado em 31 de dezembro de 2024 foi negativo em cerca de 2,81 milhões de euros, que se mostra superior, em cerca de 311 mil euros, face ao apurado no ano anterior.

“Apesar de ter ocorrido aumentos significativos nos gastos com pessoal, esta variação foi compensada na sua totalidade pelo aumento do volume de negócios e pela diminuição dos fornecimentos e serviços externos”, indica a empresa pública açoriana, acrescentando que o agravamento do resultado líquido é justificado, “na sua maioria”, por não ter ocorrido, neste ano, “nenhuma alienação de património, ao contrário do que aconteceu no período homólogo”.

Conforme indica a Lotaçor, os resultados operacionais foram (antes de gastos de financiamento e impostos) de 2,27 milhões de euros em 2024, o que representa um decréscimo de 251 mil euros face ao ano anterior,  enquanto que o EBITDA - lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização - foi negativo em cerca de 965 mil euros, inferior ao ano transato em aproximadamente 96 mil euros.

Já o resultado operacional de 2024, deduzido dos encargos financeiros no montante em cerca de 537 mil euros, traduz-se “num resultado antes de impostos negativo em cerca de 2,81 milhões de euros. Em 2023, o resultado antes de impostos foi negativo em cerca de 2,5 milhões de euros”, pode ler-se no relatório de atividades e contas da empresa que efetua a exploração e gestão das lotas, da rede de frio e dos portos de pesca dos Açores.

No que diz respeito aos gastos com pessoal, verificou-se uma despesa que totalizou 6,43 milhões de euros, registando-se assim um aumento de 710 mil euros e um acréscimo de 12,4%face ao período homólogo.

Esta subida nos gastos com  funcionários resulta “do aumento do salário mínimo regional, da atualização salarial dos restantes vencimentos indexada ao mesmo, que resulta da negociação salarial com o o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas, bem como da progressão de carreiras e reclassificações, ao abrigo do acordo de empresa em vigor”, refere a Lotaçor.

Não obstante, é possível verificar que apesar deste acréscimo, verificou-se uma diminuição do peso destes gastos no  volume de negócios da empresa, uma vez que passou de 86,2% em 2023 para 85,7% em 2024.

Relativamente aos serviços prestados pela Lotaçor, o valor ascendeu a 7,27 milhões de euros em 2024, mais 823 mil euros do que no ano transato.

Por sua vez, a prestação de serviços à Região Autónoma dos Açores, no âmbito do contrato programa formalizado, representou 3,7 milhões de euros, mais cerca de 935 mil euros do que em comparação com o período homólogo.