Lituânia: Durão Barroso presta homenagem ao falecido presidente Brazauskas
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, prestou hoje homenagem ao antigo presidente da Lituânia Algirdas Brazauskas, que faleceu sábado, elogiando a sua “contribuição vital” para a adesão do seu país à União Europeia.

Autor: lusa

"Trabalhei de perto com ele, era um verdadeiro estadista, profundamente empenhado no projeto europeu e nos seus valores", refere Durão Barroso, em comunicado.

“Como presidente e primeiro ministro, Algirdas Brazauskas contribuiu de forma decisiva para a integração do seu país na União Europeia”, acrescentou o presidente da Comissão Europeia, que se encontra no Canadá, onde decorre a cimeira do G20.

Algirdas Brazauskas, último líder do partido comunista lituano e primeiro presidente eleito após a independência da Lituânia morreu sábado, aos 77 anos, vítima de doença prolongada, anunciou o seu gabinete.

Eleito em 1993 primeiro chefe do Estado lituano novamente independente, Algirdas Brazauskas ganhou a primeira volta do escrutínio com 60 por cento dos votos.

Durante o mandato presidencial de cinco anos, lançou o projeto de integração da Lituânia na NATO e assinou um acordo de acesso à União Europeia, primeiro passo para a adesão.

A partir de 2001 e por cinco anos desempenhou também as funções de primeiro ministro, um recorde de longevidade num país marcado pela instabilidade política. Brazauskas dirigiu o partido social democrata até 2007.