Linha SNS 24 atingiu valor recorde de mais de 5 milhões de chamadas no 1.º trimestre
6 de abr. de 2022, 11:02
— Lusa/AO Online
Comparando
com o período homólogo de 2021, em que foram registadas 1,6 milhões de
chamadas, o número de chamadas atendidas nos primeiros três meses deste
ano cresceu três vezes mais, segundo dados dos Serviço Partilhados do
Ministério da Saúde.Ao
contrário do aumento na procura nas urgências hospitalares, os serviços
não notaram um aumento substancial de chamadas para a linha em março.“Não
se verificou um acréscimo de chamadas em março de 2022 comparativamente
aos meses de janeiro ou fevereiro, uma vez que durante o mês de janeiro
deste ano foi registada a quinta vaga da pandemia covid-19, tendo sido
atingido o recorde de chamadas atendidas”, referem os SPMS.Durante
a pandemia, os utentes com sintomas sugestivos de covid-19 ou com
testes positivo devem telefonar para este serviço para poderem ser
orientados.Segundo
os dados, em janeiro deste ano foram atendidas cerca de 3,3 milhões de
chamadas, em fevereiro mais de 1,1 milhões e mais de 600 mil em março. “Durante este período, foram encaminhados para um serviço de urgência menos de 3% dos utentes atendidos”, sublinham.O
Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do
Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por
avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não
emergente (por exemplo tosse, febre). Através
do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação
clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado,
nomeadamente autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de
urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.