Linha SNS 24 atendeu mais de 9 milhões de chamadas em 2022, o maior número de sempre
30 de dez. de 2022, 12:28
— Lusa/AO Online
Segundo
os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), em 2021 a Linha
SNS 24 tinha superado os seis milhões de chamadas e, em 2020, os quatro
milhões.A informação divulgada pelos SMPS
indica ainda que a 'app' SNS 24 registou até à data mais de oito milhões
de 'downloads' e o Portal SNS 24 contou com mais de 27 milhões de
utilizadores.Janeiro foi o mês com mais
atendimentos do ano, perto de 3,3 milhões, seguindo-se os meses de maio
(mais de 1,4 milhões) e fevereiro (mais de 1,1 milhões).A
Linha de Aconselhamento Psicológico, uma resposta de proximidade em
saúde mental, prestou apoio a mais de 191 mil pessoas. Só este ano
ultrapassou as 64 mil chamadas, refere a nota dos SPMS, lembrando que,
desde abril, este serviço é também disponibilizado em língua inglesa."Mais
do que uma linha telefónica, o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que
permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do
Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e
simplicidade no acesso", sublinham os SPMS, referindo que, ao longo
deste ano, foram feitas diversas atualizações e disponibilizados novos
serviços.No digital, a app SNS 24 foi uma
das mais procuradas no país na categoria 'Saúde'. Esta aplicação permite
consultar resultados de exames ou o boletim de vacinas, ver a agenda de
saúde com os próximos eventos, por exemplo, as consultas, cirurgias ou
exames agendados, realizar teleconsultas previamente marcadas ou
consultar baixas médicas.A nível digital,
os serviços públicos de saúde contam ainda com o novo Portal SNS 24,
lançado em outubro, que disponibiliza diversos serviços e conteúdos
diferenciados sobre saúde pública.Já os
318 Balcões SNS 24 - 195 dos quais abriram este ano em juntas de
freguesia, estabelecimentos residenciais e prisionais - pretendem
facilitar o acesso a quem precisa de recorrer remotamente aos serviços
do SNS e à realização de teleconsultas.