Linha 112 nos Açores recebe 70% de chamadas falsas
11 de fev. de 2020, 17:44
— Lusa/AO online
“Deixo aqui dois apelos: primeiro, vamos acabar com as chamadas falsas
para o 112, pois têm como consequência o desperdício de meios essenciais
ao socorro da população. Segundo, quando telefonarem para o 112,
forneçam toda a informação que vos é pedida e cooperem na realização das
ações que os profissionais de saúde solicitarem. Essas ações poderão
salvar vidas”, avançou Teresa Machado Luciano.
A secretária regional da Saúde, que tutela a área da Proteção Civil nos
Açores, falava, em Angra do Heroísmo, na abertura de uma conferência
que assinalou o arranque das comemorações do 40.º aniversário da criação
do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). Segundo dados da Proteção Civil dos Açores, em 2019 foram feitas 34 mil chamadas reais para o 112 no arquipélago.
As chamadas falsas não são registadas, mas o serviço estima que sejam
“três a quatro vezes” superiores ao número de chamadas reais.
No Dia Europeu do 112, o presidente do SRPCBA, Carlos Neves, apelou
também à calma e à colaboração de quem liga para o número de emergência.
“O que acontece muitas vezes é que as pessoas devido à aflição por
terem um familiar próximo a necessitar de auxílio perdem um pouco a
calma, portanto o apelo que eu faço é que escutem as recomendações,
respondam às perguntas, tentem dar o máximo de informação possível,
porque só com o máximo de informação é que se pode fazer uma correta
triagem e mandar o meio adequado e com a rapidez necessária para
proceder ao socorro”, apontou. Carlos
Neves garantiu, por outro lado, que houve um reforço de meios da Polícia
de Segurança Pública (PSP), que faz a triagem das chamadas, numa
primeira fase, no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos
Açores. “Desde o final do ano passado a
situação melhorou, o número de agentes que a PSP colocou ao atendimento à
linha 112 melhorou. Têm sempre no mínimo dois, e por vezes três,
agentes por turno e quando nós sabemos de situações de previsível mau
tempo temos um bom contacto com a PSP, que aumenta o número de agentes
disponíveis”, apontou.