BES
Lesados esperam PR no Porto com bandeiras negras em protesto ruidoso

Um grupo de lesados do BES/Novo Banco espera este sábado, com tambores, campainhas e bandeiras negras, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Porto, para pedir que interceda no sentido de recuperarem "as poupanças de uma vida".


Autor: Lusa/Ao online

"Novo Banco, nasceste há pouco tempo e já és ladrão. Paga o que deves aos emigrantes. Justiça, prisão perpétua para os responsáveis: Ricardo Salgado, Cavaco Silva, Carlos Costa, Passos Coelho", é a frase que se lê numa das faixas colocadas num espaço delimitado pela polícia onde o grupo de lesados aguarda Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República participa hoje, na Reitoria da Universidade do Porto, na conferência "O Sistema de Saúde para o Cidadão", na qual também participa a ministra da Saúde, Marta Temido.

Em declarações à agência Lusa, Jorge Novo, um dos lesados do BES/Novo Banco, apontou que os protestos "nunca vão parar" porque em causa, disse, "estão as poupanças de uma vida inteira".

"São quantias superiores a milhares, é muito dinheiro para quem emigrou à procura de uma vida melhor na esperança de regressar ao seu país depois de poupar uma vida inteira. Os protestos nos balcões acabaram. Agora vamos para a frente da casa de personalidades. Mas nunca vamos parar até receber o que é nosso", disse Jorge Novo.

O grupo de lesados do BES/Novo Banco aguarda Marcelo Rebelo de Sousa com música, bombos, campainhas, buzinas, bandeiras pretas e faixas onde se leem palavras como "Vergonha" ou "Vigarice" e "Roubo". Pelo chão estão pequenas caixas com cruzes a simular urnas fúnebres.