Lançado concurso para a reabilitação de edifico histórico da Horta nos Açores

O Governo dos Açores lançou um concurso para a reabilitação da Trinity House e Joint Cable Station, um edifício histórico da cidade da Horta, que será transformado no núcleo museológico dos cabos submarinos.


Autor: Lusa/AO Online

“O Governo Regional dos Açores acaba de lançar o concurso para adjudicação da reabilitação da cobertura da Trinity House e Joint Cable Station, na cidade da Horta, ilha do Faial”, avança o executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, em nota de imprensa.

O governo açoriano destaca que a obra visa, “numa primeira fase”, remover as “chapas perfiladas” e garantir a “impermeabilização da cobertura plana do edifício”, uma “intervenção que permitirá repor a solução original” do edifício.

“A Trinity House e Joint Cable Station será reabilitada igualmente ao nível das infraestruturas, adaptando-a às novas funcionalidades como núcleo museológico dos cabos submarinos, e conferindo-lhe uma renovada centralidade no percurso museográfico da ilha do Faial”, acrescenta.

Localizado no centro da Horta, a Trinity House é um edifício construído em 1902 para servir o centro de operações das companhias de cabos submarinos inglesa, americana e alemã.

O primeiro cabo submarino foi instalado na Horta em 1893 pela companhia inglesa Telegraph Construction and Maintenance Company, surgindo mais tarde outras companhias inglesas, norte-americanas e alemãs.

A presença de muitos estrangeiros numa pequena ilha como o Faial deu um enorme impulso na economia local e influenciou a sociedade faialense, de tal forma que essa influência ainda hoje permanece bem visível, sobretudo em termos arquitetónicos.

Além da Trinity House, as companhias de cabos submarinos construíram o edifício onde funciona o Hotel Fayal e também a denominada ‘Colónia Alemã’, imóveis onde estão instaladas departamentos do governo regional ligados à agricultura, pescas e ambiente.