Homenagem a Vitorino Nemésio
Lagoa epicentro de projecto cultural inédito nos Açores
O Cine Teatro Lagoense foi o espaço escolhido para o arranque de um projecto cultural de características inéditas nos Açores. Trata-se do Festival Festa Redonda, 9 ilhas, 9 artes.

Autor: João Alberto Medeiros

O tema escolhido para começar o projecto foi a exposição da artista plástica Carla Mendes, natural de Amarante.

A exposição estará patente ao público naquele concelho até ao próximo dia 22 de Outubro.

Ana Roseira, Presidente da Associação Cultural Festa Redonda, explica que se pretende “levar a arte e a cultura às zonas mais isoladas e periféricas dos Açores”, com este festival que irá abranger iniciativas culturais na área da arquitectura, cinema, dança, escultura, fotografia, música, pintura e literatura.

A presidente da Associação Cultural Festa Redonda explica, por outro lado, que se pretende “criar oportunidades para jovens criadores mostrarem, partilharem e comercializarem as suas obras através de uma estratégia de comunicação e viabilizar igualmente oportunidades de trabalho para os profissionais da comunicação, arte e cultura, combatendo assim a elevada taxa de desemprego que se faz sentir em Portugal nesta área”.

Ana Roseira explica que “todo este processo passa por viabilizar uma série de projectos pessoais nas áreas de criação artística e da cultura, mas que muito em breve, se estenderão a domínios tão diversificados como Ambiente, Turismo, Economia, Ensino e Educação, Desenvolvimento Regional, entre outros”.

“Estamos perante um projecto de intervenção socio-económico-cultural estrutural, que atravessará as nove ilhas dos Açores tocando os mais diversos domínios da actividade humana”, refere a presidente.

Para além da exposição de Carla Mendes, será também no concelho de Lagoa que decorrerá, no âmbito de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, a Câmara Municipal de Lagoa e a organização do festival, a etapa sobre literatura, de 25 de Outubro a 20 de Dezembro próximos.

Ana Roseira refere que “vamos transformar o Cine-Teatro Lagoense num centro de artes (um centro vivo de artes). acrescenta ainda a Presidente da Associação.

Nesse contexto está prevista a criação de ateliers, workshops e oficinas para as crianças e jovens do concelho, envolvendo a escola, a família e a comunidade no seu todo.

O Festival Festa Redonda vai decorrer de Outubro de 2007 a Abril de 2009 e conta com o alto patrocínio do Presidente da República da República Portuguesa, Cavaco Silva.