Kubica confirma Rali das Canárias e "pisca" o olho ao SATA
O piloto Robert Kubica já confirmou que vai correr no Rali de Portugal - prova pontuável para o WRC e SWRC - e no Rali das Canárias - corrida que antecede o SATA Rallye Açores no calendário do Campeonato Europeu de Ralis (ERC, na sigla inglesa).

Autor: Nuno Martins Neves
A prova portuguesa realiza-se de 11 a 14 de abril, enquanto a corrida espanhola arranca de 21 a 23 do presente mês.

 

O piloto polaco, antigo campeão do Grand Prémio do Canadá em Fórmula 1, faz assim o seu regresso aos volantes, depois de uma tentativa em 2012, a primeira desde o acidente de 2011 que lhe provocou lesões na mão e no braço direito.

 

Curiosamente, Robert Kubica sofreu o acidente durante uma prova de rali, em Itália: foi durante o rali Ronde di Andora que, ao volante de um Skoda Fabia, o polaco perdeu o controlo do carro, vindo a colidir com a proteção lateral da pista. Os rails furaram o cockpit, atingindo Kubica no lado direito, afetando a sua mão, braço e perna.

 

O condutor polaco vai conduzir um Citroen DS3 com algumas alterações, já autorizadas pelaFIA, onde se incluem um dispositivo especial de comando da caixa de velocidades, com patilhas no volante.

 

A participação no ERC não vai resumir-se à corrida espanhola, tendo Robert Kubica a pretensão de fazer mais sete provas no Campeonato Europeu de Ralis, como afirmou ao sítio oficial do ERC. Está, assim, em aberto a possibilidade do piloto polaco em vir a São Miguel.

 

OSATARallye Açores, quarta prova pontuável do Campeonato Europeu de Ralis, vai para a estrada de 25 a 27 de abril.