Autor: Lusa/AO Online
A visita, a convite do seu homólogo sérvio, Slavica Djukic-Dejanovic, inclui uma audiência com o Presidente da República da Sérvia, Boris Tadic, com o primeiro-ministro, Mirko Cvetkovic, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Vuk Jeremic.
Com o presidente da Assembleia Nacional da Sérvia, Slavica Djukic-Dejanovic, Jaime Gama assina no dia 22 um memorando de cooperação entre dos dois parlamentos.
A delegação de Jaime Gama inclui os deputados Isabel Santos (PS), Jorge Costa (PSD), Jorge Machado (PCP), Abel Baptista (CDS) e Helena Pinto (BE).
O presidente da Assembleia Nacional da Sérvia visitou oficialmente Portugal em Novembro de 2008.
Portugal foi um dos 60 países (incluindo 22 dos 27 Estados-membros da União Europeia) que reconheceu a independência do Kosovo, proclamada unilateralmente a 17 de Fevereiro de 2008.
A Sérvia considera o Kosovo como uma província sua e contestou a independência junto do Tribunal Internacional de Justiça, que está a analisar o caso.
No Kosovo está um contingente de cerca de 300 militares portugueses, integrados na força da NATO (Kfor) - que deverá ser reduzido a partir de Setembro e nos próximos um a dois anos, no contexto da redução de um terço dos 16.000 soldados no Kosovo planeada pela organização.