Autor: João Pedro Ferreira
A atleta de 34 anos alcançou o nono lugar na ronda de qualificação do Grupo A, com uma marca de 59,23 metros (m), menos 7,49m que a vencedora, a croata Sandra Elkasevic.
Com este registo, Rodrigues ficou abaixo dos 64m exigíveis para o apuramento direto e também não conseguiu posicionar-se entre as 12 melhores marcas - foi a 21.ª - no conjunto dos dois grupos (37 atletas), a segunda via de acesso.
Questionada a comentar o seu desempenho, Irina Rodrigues admitiu que não foi a prestação que esperava, mas mostrou-se “orgulhosa” por se ter esforçado ao máximo e não ter sentido desconforto - a atleta sofrera duas lesões que a afastaram da competição no início do ano.
“Estar aqui e lançar sem dores... tenho de dizer que é uma participação honrosa e que tenho de estar orgulhosa. Sinto que poderia ter sido melhor, mas dei o meu melhor como sempre faço”, disse em declarações reproduzidas pela Federação Portuguesa de Atletismo.
De referir que também Liliana Cá, a outra atleta portuguesa em competição, não conseguiu apurar-se para a final, depois de alcançar uma marca de 59,79m.
Refira-se que Irina Rodrigues é um dos principais nomes lusos do lançamento de peso. A atleta de 34 anos, que exerce como médica na Terceira, ocupa a 22.ª posição do ranking mundial (12.ª melhor europeia).