IRAE assinala Dia Mundial da Anti-Contrafação com exposição

A Inspeção Regional das Atividades Económicas (IRAE), em colaboração com a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública, realiza, a partir desta segunda-feira e até 7 de junho, uma exposição sobre contrafação, no Parque Atlântico, em Ponta Delgada.


Autor: Paula Gouveia

No dia 6 de junho celebra-se o Dia Mundial da Anti-Contrafação, sendo esta exposição uma forma de assinalar a data nos Açores e apresentar à sociedade açoriana os malefícios da contrafação, a qual se traduz em economia paralela ou não registada.

As entidades organizadoras desta exposição, que pode ser visitada entre as 09h00 e as 22h00 no Centro Comercial Parque Atlântico, integram o Grupo de Anti-Contrafação promovido pelo INPI – Instituto Nacional Propriedade Industrial com o objetivo de aumentar a eficácia na prevenção e combate aos efeitos prejudiciais da economia paralela nas empresas, assim como na defesa dos consumidores.

A IRAE alerta que, para as empresas, a contrafação gera uma forte quebra nas receitas e prejuízos de ordem não patrimonial; pode colocar em risco a saúde e a segurança dos consumidores; e no domínio social, contribui para o desemprego, trabalho clandestino e imigração ilegal.