IL quer saber quantos grupos de trabalho e comissões foram criadas nos governos de Costa
5 de jul. de 2022, 11:13
— Lusa/AO Online
“Aquilo
que vamos fazer é pedir ao Governo, nomeadamente ao primeiro-ministro,
que quantifique quantos grupos de trabalho, 'task forces', comissões de
acompanhamento, de execução, de gestão, e estruturas de missão foram
criadas pelos seus três governos”, especificou à Lusa o líder
parlamentar da IL, Rodrigo Saraiva.O
deputado liberal recordou que no último debate com o primeiro-ministro,
em 22 de junho, o partido questionou-o sobre “o número vasto que existe
de estruturas criadas desde 2015 pelos sucessivos” executivos
socialistas.Rodrigo Saraiva acrescentou
que a IL encontrou “cerca de 62” destas estruturas, mas ficou sem
resposta do primeiro-ministro, por isso, os liberais apresentaram hoje
um requerimento insistindo no esclarecimento.O desconhecimento, na ótica do líder da bancada liberal, aumenta a “descredibilização dos serviços do Estado”.No requerimento a IL também pretende saber quais as conclusões a que todas estas estruturas chegaram e os custos associados. Para Rodrigo Saraiva, é preciso discernir quais são as “gorduras do Estado” com estes organismos “que nascem como cogumelos”.“Na
legislatura anterior, a IL solicitou, por exemplo, o relatório do grupo
de trabalho 'Escola sem bullying, escola sem violência', do Ministério
da Educação, ao qual não tivemos resposta, portanto, não sabe as
conclusões desse grupo”, exemplificou o deputado, argumentando que o
mesmo aconteceu com o pedido de divulgação do relatório da estrutura de
missão para a “Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde”.Rodrigo
Saraiva considerou ser “grave se nenhum destes grupos de trabalho
chegou a uma conclusão”, sustentando que “criam entropia” se não
produzem efeitos concretos.“Infelizmente, o
histórico do PS tem sido o de fugir às perguntas e aos requerimentos
que são feitos, seja formalmente, sejam em plenários. O Governo foge. As
perguntas que são submetidas formalmente não são respondidas”,
lamentou.