IL adia jornadas parlamentares por coincidirem com dias de luto nacional por Isabel II

A Iniciativa Liberal anunciou que decidiu adiar para outubro as jornadas parlamentares que estavam marcadas para a próxima segunda e terça-feira por coincidir com dias do luto nacional pela morte da rainha Isabel II.


Autor: Lusa/AO Online

“Tendo sido decretados três dias de luto nacional, coincidindo dois deles com as jornadas parlamentares da Iniciativa Liberal, marcadas para 19 e 20 de setembro, o Grupo Parlamentar da IL decidiu adiar o evento”, refere o partido numa nota enviada à agência Lusa.

As jornadas parlamentares dos liberais, cujo programa não é ainda público, vão decorrer em Coimbra, nos dias 3 e 4 de outubro.

O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira o decreto que declara três dias de luto nacional pela morte da Rainha Isabel II do Reino Unido, cumprindo-se nos dias 18, 19 e 20 de setembro.

“Sua Majestade a Rainha Isabel II do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte marcou profundamente a segunda metade do século XX e o primeiro quartel do século XXI. Assim, neste momento de prolongado e profundo luto no nosso mais antigo Aliado, entende o Governo declarar o luto nacional nos dias 18, 19 e 20 de setembro de 2022”, justificou o Conselho de Ministros.

Em comunicado, sublinhou-se que o decreto de três dias de luto nacional é a “justa homenagem a sua Majestade a Rainha Isabel II”.

Um dos dias do luto nacional coincide com o dia do funeral de Estado da monarca britânica, que se realizará na segunda-feira e no qual Portugal estará representado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A rainha Isabel II morreu na semana passada no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido.