IL/Açores recusa "mais dinheiro" para SATA sem conhecer plano de reestruturação
9 de mar. de 2022, 18:41
— Lusa/AO Online
“A IL não está disposta a aprovar um orçamento
retificativo para injetar mais dinheiro na SATA sem conhecer o plano”,
alertou Nuno Barata, quando questionado pelos jornalistas sobre o facto
de o Governo ter indicado não estar “autorizado” a partilhar informação
sensível sobre o processo.O parlamentar
disse desconfiar de que “o plano de reestruturação da SATA não existe”
porque, “se existisse, já teria sido entregue aos deputados”.“Ou
o presidente do Governo e o conselho de Administração da SATA não têm
confiança nos deputados, ou esse plano não existe”, frisou, em
declarações aos jornalistas à margem de uma conferência de imprensa
sobre apoios regionais a clubes e atletas.O
deputado, com quem o PSD assinou um acordo de incidência parlamentar
para assegurar maioria ao Governo de coligação com o CDS-PP e o PPM,
lembrou que o executivo tinha, no plano e orçamento para 2022, “74
milhões de euros para injetar na SATA, que resolveu cortar”, dando
resposta às reivindicações da IL sobre a redução do endividamento para
viabilizar as contas regionais.“O Governo
resolveu cortar. A IL o que pediu foi uma redução do endividamento. O
Governo é que decidiu cortar na SATA”, recordou Nuno Barata.Uma
das propostas de alteração introduzida no debate em plenário do Plano e
Orçamento Regional para 2022, da autoria dos partidos da coligação de
Governo (PSD/CDS-PP/PPM) foi uma redução do endividamento da região em
18 milhões de euros “na rubrica da reestruturação e concessão de
transporte aéreo de passageiros, carga e correio interilhas”.O
endividamento da região, que na anteproposta do documento se situava
nos 295 milhões de euros, baixou para 170 milhões na versão entregue na
Assembleia Legislativa e, para ser aprovado, com a proposta de
alteração, baixou para os 152 milhões.O
Governo dos Açores revelou hoje que o plano de reestruturação da
transportadora aérea SATA só vai ser divulgado após a aprovação da
Comissão Europeia, uma vez que o executivo “não está autorizado” a
partilhar “informação sensível”.Em
resposta a um requerimento do Chega, o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM)
realçou que a divulgação do plano de reestruturação da companhia
“poderia pôr em causa o processo negocial” com a Comissão Europeia e
“enfraquecer” a “posição comercial e de concorrência” da SATA junto de
outras transportadoras aéreas.A 28 de
janeiro, fonte da Comissão Europeia disse à Lusa que a investigação aos
apoios públicos à companhia aérea açoriana SATA “está em andamento”, não
se podendo “prever o momento” ou o “resultado”.Questionado
sobre esta investigação, Nuno Barata notou que, “independentemente do
que Bruxelas possa estar a fazer, os deputados têm o direito de
conhecer”.A investigação diz respeito a
mais de 70 milhões de euros de aumentos de capital feitos pela Região
Autónoma na transportadora pública, para colmatar carências de liquidez,
considerados ilegais pela Comissão Europeia em dezembro de 2020,
segundo foi divulgado na ocasião.As
dificuldades financeiras da SATA perduram desde, pelo menos, 2014,
altura em que a companhia aérea detida na totalidade pelo Governo
Regional dos Açores começou a registar prejuízos, entretanto agravados
pela pandemia de covid-19.O Governo
Regional açoriano revelou em maio de 2021 que a transportadora aérea
SATA tinha devolvido 76 milhões de euros aos Açores, na sequência das
investigações realizadas pela Comissão Europeia sobre as injeções de
capital público realizadas entre 2017 e 2020.A 25 de novembro de 2021, o secretário regional das Finanças dos Açores
indicou que estava a ser elaborada uma terceira versão do plano de
reestruturação da SATA que prevê uma alteração societária e a
substituição de injeções de capital por absorção de dívida.A
SATA Air Açores é a responsável pelas ligações aéreas entre as várias
ilhas do arquipélago e a Azores Airlines liga a região autónoma com o
exterior.