IL/Açores quer sistema de apoio de 4 ME para renovação da frota de operadores marítimos
20 de out. de 2022, 17:31
— Lusa/AO Online
O SIFROTA – Sistema de Incentivos à Renovação das Frotas dos
Operadores de Tráfego Local da Região deve, de acordo com a proposta da
IL, “vigorar pelo período de quatro anos, envolvendo uma verba total que
ronde os quatro milhões de euros”.“Com
este sistema de incentivos regional abre-se a possibilidade dos
operadores de tráfego local realizarem os investimentos na renovação e
adequação das suas frotas, abrindo-se até a possibilidade ao transporte
misto, ou seja, à aquisição de embarcações de transporte de mercadorias,
viaturas e passageiros”, justificou o deputado Nuno Barata. De
acordo com a proposta, podem candidatar-se ao incentivo “empresas com
sede na região, única e exclusivamente, visando a renovação das frotas
destinadas à operação de tráfego local, podendo as embarcações a
adquirir ser novas ou usadas”.“Saibam os
operadores de tráfego local aproveitar os incentivos que se estão a
desenhar e a região, brevemente, terá uma melhoria significativa ao
nível do transporte marítimo de mercadorias e até de passageiros
interilhas e para o exterior”, sublinhou o parlamentar.Nuno
Barata defendeu ainda que “o sistema de transporte marítimo de
mercadorias entre o continente e a região e a ligação interilhas,
independentemente dos modelos que venham a ser indicados pelo estudo
recentemente adjudicado [pelo Governo Regional], deve assentar em
algumas premissas essenciais”.Entre elas,
disse, estão “a manutenção de um sistema privado, concorrencial e não
subsidiado, nem pelo Estado, nem pela região” e a “receção e exportação
das mercadorias de e para Lisboa e Leixões a partir dos portos açorianos
onde são movimentados cerca de 80% do total de mercadorias”.Por
outro lado, devem estar contempladas “viagens semanais entre o
continente e a região” e “viagens semanais a todas as ilhas da região,
realizadas pelos operadores de tráfego local, aumentado para o dobro a
regularidade com que algumas ilhas são abastecidas”.“Isto
é, em traços gerais e na visão da IL, a cabotagem insular passa a ser
assegurada diretamente dos portos nacionais para os portos de Ponta
Delgada e Praia da Vitória, onde as mercadorias chegam ao início de cada
semana, sendo as cargas destinadas às restantes ilhas transportadas
pelos operadores de tráfego local”, afirmou. Assim,
acrescentou, fica garantida “maior regularidade das ligações
necessárias ao abastecimento de todas as ilhas e à exportação dos
produtos nelas produzidos, assegurando-se também que, na mesma semana,
todas as ilhas recebam carga do continente e consigam enviar carga para o
exterior, o que, neste momento, não acontece”.Em
julho, o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) lançou o concurso para o
estudo do transporte marítimo de mercadorias nos Açores, com o preço
base de 70 mil euros e prazo de execução de cerca de oito meses.A adjudicação do estudo foi conhecida no início de outubro.