Autor: Susete Rodrigues/AO Online
Hugo Almeida é candidato à liderança da Iniciativa Liberal nos Açores. A Lista D já formalizou a sua candidatura ao Grupo de Coordenação Local (GCL) do Núcleo Territorial dos Açores da Iniciativa Liberal.
Hugo
Almeida é membro cofundador do Núcleo em 2020, juntamente com o atual
líder e deputado à Assembleia Legislativa Regional, Nuno Barata, que não
se vai recandidatar.
Nuno Barata explicou, em declarações à Antena 1/Açores, que é tempo de dar lugar aos mais jovens, afirmando que “as pessoas não se devem perpetuar no poder. Os partidos carecem de renovação. Todos os partidos têm pessoas muito boas e ninguém tem o direito de perpetuar o poder dentro do seu próprio partido. Portanto, a Iniciativa Liberal dos Açores tem muito bons valores, tem jovens, desses jovens que vão ter que pagar, no futuro, as dívidas que agora os políticos com 60 anos estão a constituir, e acho que é hora de dar espaço a esses mesmos jovens”. O atual líder dos liberais na Região, disse ainda que tem “feito um esforço muito grande, do ponto de vista pessoal, para manter estas duas funções, a função de deputado único da Iniciativa Liberal e de gerir o partido internamente. É hora de dar lugar àqueles que têm mais disponibilidade”.
De acordo com nota de imprensa, Hugo Almeida tem um percurso ativo no partido, tendo integrado o Grupo de Coordenação Local no primeiro mandato. Foi candidato nas duas últimas eleições regionais à Assembleia Legislativa dos Açores pelo círculo de São Miguel, às eleições legislativas nacionais de 2022 pelo círculo dos Açores e à Assembleia Municipal de Ponta Delgada, em 2021.
A
candidatura liderada por Hugo Almeida tem como objetivos “dinamizar e
aumentar o número de membros do Núcleo Territorial dos Açores, bem como
incentivar uma maior participação dos seus membros e criar espaços de
debate político”. Por outro lado, pretende dar continuidade ao trabalho
desenvolvido até agora, “promovendo uma cultura de liberdade,
responsabilidade e igualdade de oportunidades, pilares fundamentais da
Iniciativa Liberal”, refere a mesma nota de imprensa.
Continuar a lutar pela “redução da dívida pública, pela diminuição das despesas eleitoralistas do Estado, pela melhoria da gestão das empresas públicas, pela desburocratização e descentralização de processos, bem como pela tão necessária despartidarização da administração pública”, são também objetivos da lista D.
As eleições na Iniciativa Liberal nos Açores decorre nos dias 1 e 2 de novembro.