Horticultores representam mais de um terço de pedidos de apoio nos Açores

O Governo dos Açores indicou esta sexta-feira que, das 1.407 candidaturas de agricultores a apoios a disponibilizar por causa da seca, 541 são referentes ao setor hortícola, "pelo que não se pode falar em discriminação entre setores".


Autor: Lusa/AO Online

No total, diz uma nota enviada às redações pelo executivo açoriano, as candidaturas apresentadas abrangem uma área com mais de 6.000 hectares em todo o arquipélago, dos quais 5.572 hectares dizem respeito à produção de milho e 336,83 hectares à horticultura.

"Nesta altura, as equipas de técnicos estão no terreno a proceder à verificação das candidaturas apresentadas, para que depois possa ser definido o valor a pagar por hectare", é também referido.

A secretaria regional da Agricultura e Florestas diz ainda rejeitar críticas sobre uma alegada falta de atenção e inexistência de apoios aos produtores de hortifruticultura por parte do Governo dos Açores, comparativamente com o setor pecuário.

"Até ao momento, ainda não foi atribuído qualquer apoio direto aos produtores com perdas de produção devido à seca, nem definido o valor a pagar por hectare, pelo que não se pode falar em discriminação entre setores", diz a tutela.