Horta vai ter Centro de Alojamento Temporário para acolher carenciados

A Santa Casa da Misericórdia lançou um concurso público para a instalação do Centro de Alojamento Temporário da Horta, nos Açores, num investimento de 568 mil euros para acolher 16 adultos em situação de carência.


Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota publicada no 'site' do Governo Regional, o Centro de Alojamento Temporário da Horta, na ilha do Faial, será financiado pela vice-presidência do executivo açoriano, com recurso a fundos europeus do REACT-EU.

A instalação do Centro de Alojamento Temporário da Horta resultará da remodelação de um edifício devoluto, onde será criada uma resposta social que "visa o acolhimento, por um período limitado, de pessoas adultas em situação de carência", explica a vice-presidência.

De acordo com o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), o novo equipamento social a instalar na Horta "terá capacidade máxima para 16 utentes e terá camas destinadas a casos de emergência social".

Citado na nota de imprensa, o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima, sublinha que esta valência pretende dar resposta a necessidades básicas das pessoas em situação de exclusão social, tais como o alojamento, a higiene pessoal, a alimentação ou o acompanhamento psicossocial.

Destinado à promoção da pessoa, o Centro de Alojamento Temporário da Horta contará, de acordo com Artur Lima, com uma equipa multidisciplinar disponível para auxiliar estes cidadãos sem-abrigo a encontrarem um projeto alternativo de vida, fundamentado na reinserção socioprofissional.

Esta empreitada terá um prazo de execução previsto de 330 dias (cerca de 11 meses).