Helicóptero carregado com haxixe cai em Espanha
Um helicóptero carregado com centenas de quilos de haxixe caiu no sul de Espanha depois de embater num poste de eletricidade, provocando a morte dos dois ocupantes do aparelho, informou a polícia local.

Autor: Lusa/AO online

 

O helicóptero caiu durante a madrugada de terça-feira perto da localidade Cortes de la Frontera, na província de Málaga.

Os corpos do piloto e do copiloto do aparelho foram entretanto recuperados, segundo referiu o porta-voz da polícia local.

“Estamos a trabalhar para determinar a quantidade de haxixe que estava a bordo”, acrescentou a mesma fonte.

O jornal regional Malaga Hoy avançou que o helicóptero transportava entre 800 a 900 quilos de haxixe e estava pintado de preto para não ser detetado durante a noite.

A polícia está a investigar a proveniência do haxixe. Nos últimos anos, as autoridades espanholas têm desmantelado várias redes que utilizam helicópteros para traficar haxixe de Marrocos para o sul de Espanha.

A proximidade de Espanha com o norte de África, uma das principais fontes de haxixe, e a ligação estreita que o país mantém com as suas ex-colónias na América Latina, uma região chave na produção de cocaína, faz do território espanhol a principal porta de entrada de drogas na Europa.

Desde junho de 2013, as autoridades espanholas apreenderam mais de 100 toneladas de haxixe em várias operações.