Grupo SATA recebeu hoje primeiro dos três aviões Airbus 321LR

9 de jul. de 2019, 12:13 — Lusa/AO Online

O grupo SATA torna-se assim “na mais recente operadora deste modelo de avião que é de longo curso e de corredor único”, segundo uma nota de imprensa.O novo avião tem 190 lugares distribuídos pela executiva (16) e económica (174), possuindo os custos de operação de um aparelho de corredor único ('narrowbodies').A Azores Airlines pretende com o A321LR “continuar com a sua estratégia de crescimento e de expansão da rede” para destinos europeus, mas também em rotas transatlânticas entre os Açores e o norte do continente americano, segundo a Airbus.Sendo uma versão de longo curso do “sucesso de vendas da família A320neo”, o novo avião “permite às companhias aéreas voos de longo curso até 7.400 quilómetros”, chegando a novos mercados que “até então estavam inacessíveis aos aparelhos de corredor único".A frota da Azores Airlines já inclui cinco aviões de corredor único que entraram ao serviço em 2018, três A320neo e dois A321neo. Para a Airbus, este novo membro da frota da Azores Airlines “vai permitir à companhia maior flexibilidade operacional e uma otimização da comunicação entre aeronaves”.De acordo com a Airbus, o A320neo e os modelos derivados “fazem parte da família de aviões de corredor único mais vendida no mundo”, que conta já com mais de 6.500 encomendas oriundas de mais de 100 clientes desde o seu lançamento em 2010. Este modelo integra as tecnologias mais recentes, incluindo motores de nova geração e uma cabine com um ‘design’ de referência na indústria aeronáutica, o que proporciona uma poupança de 20% em combustível por passageiro. O A320neo também tem outros benefícios a nível ambiental, como uma diminuição na pegada sonora de cerca de 50% em termos comparativos aos aviões concorrentes de gerações anteriores.