Grupo SATA recebeu hoje primeiro dos três aviões Airbus 321LR
9 de jul. de 2019, 12:13
— Lusa/AO Online
O
grupo SATA torna-se assim “na mais recente operadora deste modelo de
avião que é de longo curso e de corredor único”, segundo uma nota de
imprensa.O novo avião tem 190 lugares
distribuídos pela executiva (16) e económica (174), possuindo os custos
de operação de um aparelho de corredor único ('narrowbodies').A
Azores Airlines pretende com o A321LR “continuar com a sua estratégia
de crescimento e de expansão da rede” para destinos europeus, mas também
em rotas transatlânticas entre os Açores e o norte do continente
americano, segundo a Airbus.Sendo uma
versão de longo curso do “sucesso de vendas da família A320neo”, o novo
avião “permite às companhias aéreas voos de longo curso até 7.400
quilómetros”, chegando a novos mercados que “até então estavam
inacessíveis aos aparelhos de corredor único".A
frota da Azores Airlines já inclui cinco aviões de corredor único que
entraram ao serviço em 2018, três A320neo e dois A321neo. Para
a Airbus, este novo membro da frota da Azores Airlines “vai permitir à
companhia maior flexibilidade operacional e uma otimização da
comunicação entre aeronaves”.De acordo com
a Airbus, o A320neo e os modelos derivados “fazem parte da família de
aviões de corredor único mais vendida no mundo”, que conta já com mais
de 6.500 encomendas oriundas de mais de 100 clientes desde o seu
lançamento em 2010. Este modelo integra as
tecnologias mais recentes, incluindo motores de nova geração e uma
cabine com um ‘design’ de referência na indústria aeronáutica, o que
proporciona uma poupança de 20% em combustível por passageiro. O
A320neo também tem outros benefícios a nível ambiental, como uma
diminuição na pegada sonora de cerca de 50% em termos comparativos aos
aviões concorrentes de gerações anteriores.