Autor: Lusa/Ao On line
A paralisação, entre as 08:00 e as 12:00 locais (06:00 e 10:00 em Lisboa), tem por objectivo reivindicar maior segurança para o tráfego aéreo através da implementação de normas internacionais de voo e da eliminação de interferências de estações de rádio nas comunicações dos controladores.
As companhias aéreas cancelaram ou atrasaram dezenas de voos internos e internacionais, tendo o porta-voz do aeroporto de Atenas referido o cancelamento de 78 voos de e para a capital grega, e a alterações de horários de partida ou chegada de outros 79 voos.
Na quarta-feira, a companhia grega Olympic Airways anunciou o cancelamento de mais de 30 voos devido à greve, enquanto que a Aegean Airlines cancelou 20 voos e alterou os horários de outros 40, tendo sido igualmente afectados voos de outras companhias.
"Somos a sétima zona de controlo aéreo da Europa e estamos num ponto muito importante de toda a circulação de aviões", declarou Angelos Sotiropulos, porta-voz da Associação Grega de Controladores Aéreos, que representa os 706 profissionais do país.
Os aeroportos gregos coordenam cerca de 2.500 voos por dia durante o verão e do aeroporto internacional de Atenas saem diariamente cerca de 700 voos.