s
Greve do pessoal não docente ronda os 85% nos Açores

A greve do pessoal não docente nos Açores rondou entre os 75 e os 85%, encerrando alguns estabelecimentos de ensino, segundo informações do Sindicato Independente dos Trabalhadores dos Organismos Públicos e Apoios Social (SITOPAS).


Autor: Susete Rodrigues

A paralisação, convocada pelo Sindicato Independente dos Trabalhadores dos Organismos Públicos e Apoio Social (SITOPAS), e destinada a assistentes operacionais, técnicos superiores e assistentes técnicos, encerrou alguns estabelecimentos escolares na Região. No entanto, o sindicato não adianta o número de escolas que fecharam nos Açores.


Contactado pelo Açoriano Oriental, a direção do sindicato refere que a greve do pessoal não docente rondou entre os 75 e 85%, sendo que este valor poderia aumentar, tendo em conta que algumas escolas abriram só de manhã, encerrando à tarde. 

Refira-se que o pessoal não docente reivindica aumentos salariais, a redução de idade de reforma destes profissionais para os 62 anos, a obtenção do direito à reinscrição na Caixa Geral de Aposentações e da exclusividade de funções, e a reposição dos 25 dias de férias.


Depois de já terem estado em protesto na passada sexta-feira, o pessoal não docente voltou a parar esta esta sexta-feira e o mesmo se vai passar na próxima semana, dia 4 de outubro, com mais uma sexta-feira de greve.