"Grand Budapest Hotel" e "Birdman" lideram nomeações para Óscares 2015 (vídeo)
Os filmes "Grand Budapest Hotel", de Wes Anderson, e "Birdman", de Alejandro González Iñárritu, lideram as nomeações para a 87ª edição dos Óscares, os prémios norte-americanos de cinema.

Autor: Lusa/AO online

 

Com nove nomeações cada, "Grand Budapest Hotel" e "Birdman (ou a inesperada virtude da ignorância)" rivalizam nas principais categorias - melhor filme, realização -, mas o filme de Wes Anderson falhou todas as nomeações na representação, enquanto o de Iñárritu conseguiu as de ator principal (Michael Keaton), secundário (Edward Norton) e atriz secundária (Emma Stone).

 

 

Com oito nomeações segue "O jogo da imitação", de Mortem Tyldum, protagonizado por Benedict Cumberbatch, sendo uma estreia de ambos nas nomeações para os Óscares.

Empatados com seis nomeações estão "Boyhood - Momentos de uma vida", que Richard Linklater rodou ao longo de mais de uma década, sempre com os mesmos atores, e "Sniper Americano", de Clint Eastwood.

Vendo por categorias, para o Óscar de "Melhor Filme" estão nomeados "Sniper Americano", "Birdman", "Grand Budapest Hotel", "Boyhood", "O jogo da imitação", "Selma", "A teoria de tudo" e "Whiplash - Nos limites".

Para "Melhor Realização", cuja lista é mais curta, estão nomeados Richard Linklater, Mortem Tyldum, Alejandro González Iñárritu, Wes Anderson e Bennett Miller (por "Foxcatcher").

Na representação masculina, exceptuando Bradley Cooper, nomeado em 2012 e 2013 e agora com "Sniper Americano", todos os restantes atores são estreantes nos Óscares naquela categoria: Steve Carrell, quase irreconhecível em "Foxcatcher", Michael Keaton, no papel de uma antiga estrela de cinema em "Birdman", Eddie Redmayne, jovem ator que interpreta Stephen Hawking em "A teoria de tudo", e Benedict Cumberbatch no papel do matemático Alan Turing em "O jogo da imitação".

Entre as atrizes, no papel principal estão nomeadas Julianne Moore ("o meu nome é Alice"), Marion Cottilard ("Dois dias, uma noite"), Felicity Jones ("A teoria de tudo"), Rosamund Pike ("Em parte incerta") e Reese Witherspoon ("Livre").

Destaque ainda para a presença de Meryl Streep, mais uma vez, nos ÓScares. Soma a 19.ª nomeação na representação, desta vez num papel secundário no musical "Caminhos da floresta".

O músico português Nuno Malo, que chegou a estar pré-selecionado para os Óscares, não chegou às nomeações finais na categoria de melhor banda sonora. O francês Alexandre Desplat bisa este ano nesta categoria.

Para melhor documentário estão nomeados "O Sal da Terra", sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, "Citizenfour", focado em Edward Snowden, "Finding Vivian Maier", que revela o secreto talento e espólio fotográfico de uma ama, "Lastdays in Vietman", tendo a guerra do Vietname em pano de fundo, e "Virunga", sobre um parque natural no Congo.

O premiado filme "Ida", do polaco Pawel Pawlikowski, está nomeado para melhor filme estrangeiro (e também para melhor fotografia), numa categoria em que estão também "Leviathan" (Rússia), "Tangerines" (Estónia), "Timbuktu" (Mauritânia) e "Wild Tales" (Argentina).

"The tale of the princess Kaguya", de Isao Takahata e Yoshiaki Nishimura, "Song of the sea", de Tomm Moore, "Big Hero 6 - Os novos heróis", de Don Hall e Chris Williams, "Os monstros das caixas", de Graham Annable e Anthony Stacchi, e "Como treinares o teu dragão 2", de Dean DeBois, estão indicados para melhor longa-metragem de animação.

A lista com os nomeados das 24 categorias dos Óscares - que pode ser consultada em https://oscar.go.com/nominees - foi revelada hoje em Beverly Hills, Califórnia, pelos realizadores J.J. Abrams, Alfonso Cuarón, o ator Chris Pine e pela presidente da Academia de Cinema, Cheryl Isaacs.

A cerimónia está marcada para 22 de fevereiro, em Los Angeles, com apresentação do ator Neil Patrick Harris.