s
GP Portugal de judo estabelece “marco” na modalidade no país

O presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Jorge Fernandes, disse que a realização do Grande Prémio de Portugal estabelece “um marco” na modalidade, que tem de ser olhada “de maneira diferente” pelas entidades nacionais.


Autor: Lusa/AO Online

“Este Grande Prémio marca um período na modalidade, já nada mais pode ser igual como até aqui. O judo tem de ser tratado de uma maneira diferente”, apontou o dirigente federativo no final do torneio da Federação Internacional de Judo (IJF), que decorreu em Almada.

Frisando não se estava a “queixar de nada”, Jorge Fernandes lembrou que a prova marcou o “início do ciclo de Paris2024” e destacou “o exemplo” dado pelos judocas que representaram o país entre sexta-feira e hoje, nos ‘tatamis’ montados no Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada.

“As entidades, câmaras, juntas de freguesia, escolas, Governo, têm de olhar para o judo de maneira diferente. Têm de olhar para o Jorge Fonseca, para a Telma Monteiro, com 36 anos, de forma diferente, pelo exemplo que dão ao país, em tempo de crise, de pandemia, estarem aqui para ouvirmos o hino nacional a ser transmitido para todo o lado”, exemplificou.

Quanto à organização do Grande Prémio de Portugal, o primeiro torneio do Circuito Mundial da IJF realizado no país, Fernandes considerou que “correu tão bem como acabou”, ou seja, com a conquista da medalha de ouro por Jorge Fonseca, na categoria de -100 kg.

“Bastava ver esta parte final da competição para ver que o nível da organização foi de cinco estrelas, porque ainda não há organizações de seis estrelas. Correu tudo na perfeição, desde transportes, alojamento, alimentação e pavilhão”, elogiou.

Por falar em pavilhão, o Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada recebeu a competição, depois de ter sido descartado o pavilhão de Odivelas, ocupado com a vacinação contra a Covid-19 no concelho, mas Jorge Fernandes não fecha quaisquer portas para as próximas edições do torneio, garantido em Portugal até 2024.

“Como diz ali naqueles painéis todos: 'Grand Prix Portugal'. Portanto, será em Portugal. O resto, não sabemos. Agora, vamos respirar. Para já, estamos contentes e vamos comemorar todos, porque foi conseguido este sonho do Grande Prémio”, desabafou o líder federativo.

O Grande Prémio de Portugal de judo realizou-se entre sexta-feira e hoje, em Almada, com a participação de representações nacionais de 40 países.

A seleção portuguesa conquistou quatro medalhas, duas de ouro e duas de bronze, após Catarina Costa (-48 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) subirem ao lugar mais alto do pódio e de Joana Diogo (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg) conquistarem o terceiro lugar.