Governo Regional apoia produtores da raça bovina Ramo Grande

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural já procedeu à publicação da portaria que estipula uma comparticipação financeira anual, no valor de 250 euros por cabeça, aos produtores detentores de juntas de bois da raça autóctone Ramo Grande.


Autor: AO Online

As candidaturas podem ser efetuadas no decurso do primeiro trimestre do ano, no Serviço de Desenvolvimento Agrário da ilha onde se localiza a exploração bovina, adianta nota do executivo regional.


Este apoio, “é de grande relevância, tendo em conta a tradicional participação destes bovinos nas festividades da Região, através da participação dos cortejos etnográficos e das festividades tradicionais, sobretudo associadas ao culto ao Divino Espírito Santo”, lê-se na mesma nota.


Atualmente, os bovinos da Raça Ramo estão a ser preservados e melhorados do ponto de vista genético, no âmbito do programa de conservação e melhoramento genético em curso para esta raça.


Dessa forma, entende o Governo Regional dos Açores que a "sua manutenção acarreta custos, agudizados com a situação pandémica, que importa comparticipar de modo a garantir a continuidade da raça e, por consequência, a assegurar as manifestações culturais inerentes".