Educação
Governo lança projecto para combater insucesso escolar
O Governo Regional dos Açores apresentou esta sexta-feira um projecto de combate ao insucesso escolar, numa iniciativa que pretende ajudar a descer a taxa de 10 por cento de alunos sem aproveitamento escolar no ensino básico.

Autor: Lusa/AO online
"É uma aposta forte e temos grandes expectativas que resulte em benefício dos alunos que necessitam de um apoio mais especializado para combater dificuldades de aprendizagem, sobretudo ao nível da leitura, escrita e matemática”, afirmou a secretária regional da Educação, Lina Mendes.

Lina Mendes falava à margem da apresentação pública do projecto 'Intervir para Vencer', na Escola Básica e Integrada dos Ginetes, em S. Miguel, onde vai arrancar este projecto, dirigido a alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

“Temos ainda uma taxa que ronda os 10 por cento de alunos que não têm o aproveitamento desejável no ensino básico", afirmou, acrescentando que esta taxa "sobe para 30 por cento” no secundário, pelo que é importante intervir numa fase inicial do percurso académico.

Nesta primeira fase, o projecto arranca na EBI dos Ginetes, justificando a secretária regional a escolha por se tratar de "uma escola com um padrão semelhante a muitas outras dos Açores".

O projecto será desenvolvido com alunos das freguesias de Feteiras, Candelária, Sete Cidades e Mosteiros, todas no concelho de Ponta Delgada, admitindo Lina Mendes que, no futuro, possa ser aplicado em outras escolas dos Açores.