s
Governo dos Açores vai manter política de valorização de produtos regionais

O secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, considerou que os Açores são reconhecidos como um exemplo de uma "região de sustentabilidade” e a política de valorização dos seus produtos é para continuar.


Autor: Lusa

No âmbito de uma visita à representação dos Açores na Sagal Expo 2025 – Feira de Exportação dos Sabores de Portugal, em Lisboa, António Ventura disse que a mostra foi favorável para os empresários presentes.

“Esta é uma feira de contactos e oportunidades de negócios que permite dar a conhecer os nossos produtos. Somos reconhecidos a nível mundial como um exemplo de uma região de sustentabilidade”, declarou.

O titular da pasta da Agricultura referiu que estiveram presentes no evento 26 empresas de várias ilhas e de diferentes setores de produção alimentar dos Açores, sendo que estas fazem um “balanço de sucesso, de mais vendas e contactos”.

António Ventura afirmou que a política pública do Governo dos Açores, de valorização dos produtos regionais, é para continuar.

Num universo de cerca de 308 empresas, existem mais de 8.000 selos Marca Açores, sendo 95% referentes a produtos alimentares.

Existe uma “clara necessidade de se continuar a apostar na afirmação dos produtos e empresas em mercados de valor acrescentado, bem como procurar outros que valorizem a produção, as empresas e as ilhas dos Açores”, de acordo com Ventura.