s
Governo dos Açores vai investir 1,8ME no centro de resíduos da Graciosa até 2025

A reestruturação do Centro de Processamento de Resíduos (CPR) da Graciosa, que será apresentada segunda-feira, vai custar 969 mil euros, estando previsto um investimento de 1,8 milhões até 2025, revelou hoje o governo açoriano.


Autor: Lusa


Segundo a informação disponibilizada pelo Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) à agência Lusa, a reestruturação do centro inclui a aquisição de equipamentos (como um pré-triturador industrial e máquinas giratórias) e a requalificação do espaço, numa empreitada que teve um prazo de execução de 120 dias.

Na segunda-feira, integrada na visita estatutária do executivo regional à Graciosa, vai decorrer a “cerimónia de inauguração da reestruturação do CPR”, localizado no Lugar do Quitadouro, em Santa Cruz.

No total, até 2025, está previsto um investimento de 1,8 milhões do centro de resíduos daquela ilha do grupo central do arquipélago ao nível das infraestruturas e dos equipamentos.

Entre os investimentos está a aquisição de uma “envolvedora semiautomática de filme estirável” para minimizar os impactos do transporte de refugo para a incineradora da ilha Terceira.

Para promover a “economia circular”, o Governo Regional está a intervir nos CPR das ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria, para criar “zonas de compostagem específica para bio-resíduos provenientes da recolha”.

O CPR da Graciosa está concessionado desde 2012 à empresa Equiambi, que também explora o CPR da ilha de São Jorge.

Além da inauguração da reestruturação do CPR, durante a visita estatutária à Graciosa, o Governo dos Açores vai ainda anunciar a requalificação do centro de saúde de Santa Cruz e reunir-se com o Conselho de Ilha.