s
Angra acolhe Bienal Ibérica do Património Cultural

De 12 a 15 de outubro de 2023, o centro histórico de Angra do Heroísmo acolhe a Bienal Ibérica do Património com o lema "Património Cultural para todos", durante a qual se vão realizar conversas do Património, mesas redondas, e visitas guiadas a diversos edifícios e roteiros.


Autor: Lusa

Segundo nota de imprensa, no âmbito das Conversas online são abordados os temas “Património Subaquático: reduto turístico por explorar”, “Tradições: Preservação e Valorização das Tauromaquias Populares”, “Tradições e Valorização - Festas do Espírito Santo”, “Património Militar: Benefícios de abertura ao público”; “Selo Património da Humanidade: Dilemas e oportunidades para os Centros Históricos”, “Comunicação Acessível”, Colóquio Internacional "Espaço Ultramarino Ibérico - Arte História e Património" (online e presencial).                 

A Direção Regional dos Assuntos Culturais promove ainda mesas redondas com as seguintes temáticas: “Viola da Terra: Memória, Presente e Futuro”, “O Património em Contexto de Obra” e “Boas Práticas na área da Restauração e Restauro”.

A programação inclui ainda visitas noturnas a locais como o Espaço Arqueológico da Igreja da Misericórdia, Ruínas do Antigo Convento de Santo António dos Capuchos e ao Museu de Angra.

A iniciativa “Open Heritage” abre o património ao público e inclui visitas ao CPMIA (Centro de Património Móvel Imaterial e Arqueológico), aos Frescos da Matriz de São Sebastião, ao Seminário Episcopal de Angra, à Moagem Terceirense, Lda., à Igreja de São Gonçalo, aos vestígios arqueológicos da Ribeira dos Moinhos e à Casa da Família José Henrique Henriques Simões Flores.

Também a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro recebe visitas guiadas à oficina de conservação e restauro assim como direciona a sua programação mensal para a celebração da Bienal Ibérica do Património Cultural.

No Museu de Angra decorrem iniciativas como visitas guiadas às exposições, à fortaleza e numa parceria com o Grupo de Teatro Alpendre, promove uma série de jogos mistério, imersivos e interativos.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais organizou ainda um roteiro sobre a Arquitetura do Ramo Grande que se estende por cinco freguesias daquela zona da ilha Terceira com visitas a vários conjuntos arquitetónicos ali edificados.

Estão ainda a ser editados materiais comemorativos da Bienal Ibérica do Património Cultural, nomeadamente a reedição do desdobrável “Cidade Transatlântica - Histórias e Vivências” assim como a edição de uma coleção de 12 postais, marcadores de livros, selos e um carimbo.

A Bienal Ibérica do Património Cultural é uma organização da AR&PA em parceria com o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

A iniciativa que coloca os Açores no centro das atenções do património cultural decorre nos dias 12, 13, 14 e 15 de outubro no novo Centro Interpretativo de Angra do Heroísmo, sendo que a gala da entrega de Prémios do Património Ibérico acontece no Teatro Angrense a 13 de outubro.