s
Governo dos Açores equipa corporações de bombeiros com “viaturas de alto comando”

O Governo Regional dos Açores está a preparar um concurso para aquisição de 19 “viaturas de alto comando”, que vão equipar todas as corporações de bombeiros do arquipélago


Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota do executivo regional, o presidente José Manuel Bolieiro anunciou, no domingo, em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, que “está em preparação um concurso para a aquisição de 19 viaturas de alto comando, a distribuir por todas as corporações de bombeiros açorianas”.

“Estes veículos, equipados para garantir comunicações e coordenação eficaz em situações de emergência, visam reforçar as capacidades de gestão operacional no terreno”, indicou.

José Manuel Bolieiro presidiu, no domingo, a uma cerimónia oficial realizada na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo (AHBVVFC).

Na sua intervenção, o líder do Governo Regional enalteceu a missão dos bombeiros, anunciou novos investimentos na área da proteção civil e deixou uma mensagem de gratidão e de reconhecimento a todos os bombeiros e bombeiras da região, lembrando que “são um orgulho para todos".

"O vosso trabalho voluntário tem o profissionalismo de quem assume, com coragem e dedicação, a missão de dar vida por vida”, declarou José Manuel Bolieiro, citado numa nota de imprensa.

Na ocasião, o presidente do executivo açoriano anunciou a entrega de um autotanque pesado à AHBVVFC até ao final de 2025, num investimento de 340 mil euros, no âmbito do plano de renovação da “frota vermelha” dos corpos de bombeiros dos Açores.

“Não podendo fazer tudo em um só instante, vamos progressivamente realizando, de acordo com as disponibilidades económicas, financeiras e prioridades estratégicas”, afirmou.

O governante também reafirmou o compromisso do executivo que lidera com a valorização dos bombeiros voluntários e o fortalecimento das suas associações.

Recordou algumas medidas já implementadas, como a revisão salarial, o estatuto social, a comparticipação de 50% nas despesas de ATL para bombeiros em serviço regular e a bonificação do tempo de serviço para efeitos de reforma.

Na cerimónia, que foi presidida pelo presidente do Governo Regional, ocorreu a mudança do comando do corpo de bombeiros de Vila Franca do Campo e foram atribuídas distinções honoríficas a bombeiros e a personalidades, bem como promovidos elementos da escola de infantes e cadetes.

De acordo com a AHBVVFC, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues (PS), foi distinguido pela Liga dos Bombeiros Portugueses com a Medalha Grau de Ouro de Serviços Distintos.

José Manuel Bolieiro enalteceu o papel do poder local, destacando a colaboração do município de Vila Franca do Campo com a associação humanitária, e reconheceu o contributo de Ricardo Rodrigues, que exerceu o mandato com “paixão, independência e objetividade”.