Governo dos Açores dá prioridade a tesouraria das empresas nos apoios de emergência
23 de dez. de 2020, 11:40
— Lusa/AO Online
Uma “parte
significativa” dos 580 milhões de euros que serão canalizados através
do apoio de emergência europeu “tem a ver com a oportunidade de
introduzir liquidez na economia o mais depressa possível”, disse o
social-democrata, depois de identificar a “tesouraria das empresas” como
uma “primeira prioridade”.O líder do
executivo regional falava, em conferência de imprensa, depois de ter
recebido em audiência os representantes da Câmara de Comércio e
Indústria dos Açores.Para o
social-democrata, o “período de 2020-2027” deve “potenciar uma
reorganização da distribuição das verbas para a economia”, para que haja
“mais equilíbrio entre aquilo que é investido no investimento público e
aquilo que é o investimento privado, por via do tecido empresarial
regional”.“Vamos procurar agir com eficácia e sobretudo a otimização destes recursos na economia”, defendeu.Numa
audiência em que um dos temas abordados foi o destino das verbas que os
Açores receberão do Plano de Recuperação e Resiliência, o presidente da
Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, David Marcos, destacou como
maior preocupação “a sobrevivência das empresas”.“Se
fosse possível arranjar mais medidas para auxiliar todas as empresas e
manter o emprego, era isso que gostaríamos”, afirmou o dirigente.Em
cima da mesa estiveram também temas como os transportes ou a
fiscalidade, mas o representante lembrou que, “em relação à fiscalidade,
por exemplo, o Governo já anunciou que tem como objetivo reduzir os
impostos, nomeadamente o IVA”.“A nossa
expectativa, enquanto Câmara do Comércio, é que essa redução aconteça já
em 2021. Se não acontecer, também não é grave, mas achamos que é
possível e foi isso que transmitimos”, afirmou.O
programa do Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, que conta
com o apoio parlamentar da Iniciativa Liberal e do Chega, prevê a
redução dos impostos até ao máximo do diferencial permitido pela Lei de
Finanças das Regiões Autónomas.