Eleições Legislativas 2019
Governo dos Açores autoriza excecionalmente caça no sábado

O Governo dos Açores anunciou esta segunda-feira a autorização excecional da caça no próximo sábado, uma vez que no domingo decorrem as eleições legislativas e, por lei, é proibido o exercício da caça em dias de atos eleitorais.


Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma portaria hoje publicada em Jornal Oficial, "no dia 05 de outubro (sábado) continuará a ser proibida a caça para as mesmas espécies e nos mesmos termos do que está previsto para o domingo, de acordo com o disposto no calendário venatório de cada ilha".

“Esta substituição não implica, portanto, nenhum aumento no nível do esforço de caça, pelo que não coloca em causa os princípios da gestão sustentável dos recursos e da atividade cinegética”, explica uma nota do governo açoriano.

Com esta alteração, "os caçadores não serão penalizados no número de dias definidos através dos cadernos venatórios de ilha para o exercício da caça", sublinha a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

Além da portaria, a Direção Regional dos Recursos Florestais emitiu um comunicado a informar a população em geral, e os caçadores em particular, de que está interditada a caça nos Açores no domingo, devido à realização das eleições legislativas.