Governo dos Açores adjudica revisão do plano de ordenamento turístico
O executivo açoriano adjudicou hoje a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), por 100 mil euros, com um prazo de execução de oito meses.

Autor: Lusa/AO Online

 

"A revisão deste instrumento surge no sentido de se obter um adequado grau de alinhamento entre as grandes tendências internacionais, a realidade económica e social dos principais mercados emissores de turistas para os Açores e aquela que é hoje a situação do setor do turismo na região e o seu contributo para o desenvolvimento e geração de riqueza para os residentes", adiantou a secretaria regional da Energia, Ambiente e Turismo, numa nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional.

Segundo a tutela, entre os objetivos da revisão do plano estão "a redefinição e organização do destino Açores ao nível do turismo, o melhoramento da qualidade de oferta turística regional e a contribuição para o incremento da procura turística da região".

O executivo açoriano pretende também com a revisão do documento uma "distribuição mais equitativa dos fluxos turísticos pelas nove ilhas e, ao longo do ano, a preservação dos patrimónios natural e cultural, a identificação das zonas adstritas às diferentes atividades e à localização de novos empreendimentos turísticos em cada ilha, bem como a prevenção da degradação do destino, através duma política de turismo sustentável".

A revisão do POTRAA, aprovada em Conselho de Governo, foi publicada em Jornal Oficial em julho de 2015.

Em janeiro deste ano, a secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo anunciou que o executivo açoriano pretendia concluir a revisão do documento "ainda este ano".