Governo dos Açores abre concurso para privatização da Azores Airlines
23 de mar. de 2023, 12:56
— Lusa/AO Online
“Tem
hoje início a formalização do processo de alienação da Azores Airlines.
Foi remetido para o Jornal Oficial, para o Diário da República e para o
jornal das Comunidades o anúncio, iniciando-se assim a contagem dos 90
dias para apresentação de propostas”, anunciou o secretário das Finanças
do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM). Duarte
Freitas falava em conferência de imprensa realizada na sede da
secretaria das Finanças em Ponta Delgada, acompanhado pela secretária
regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e pelo
ainda presidente da SATA Holding, Luís Rodrigues.O
governante avançou que o júri vai ser presidido pelo antigo ministro da
Economia e professor universitário Augusto Mateus, sendo ainda composto
por José Alves (indicado pela Ordem dos Revisores Oficiais de Contas) e
por Rui Medeiros ( “cooptado pelos dois”).“Até
20 junho, interessados na aquisição da Azores Airlines poderão fazer as
suas diligências e consultar toda a informação sobre o processo e
apresentar as suas propostas”, realçou, uma vez que os 90 dias são
contados a partir do momento da submissão do anúncio.O
secretário das Finanças, Planeamento e Administração Pública avançou
que está elaborado o plano de prevenção de riscos e de corrupção,
considerando que a abertura do concurso representa “mais um passo
decisivo para salvar a SATA”.Duarte
Freitas rejeitou que o processo seja prejudicado pela situação política
da região e pelas mudanças na administração da SATA Holding, que vai ser
liderada por Teresa Mafalda Gonçalves, após a saída de Luís Rodrigues
para a TAP“A situação política da região
não atinge em nada esse processo. Está a ser continuamente dirigido com
superior transparência e competência. É por todas estas razões que é
fundamental o governo assegurar a estabilidade e concretização dos seus
propósitos”, declarou.Sobre as
preocupações manifestadas pelos funcionários quanto ao caderno de
encargos (que impede os despedimentos durante 30 meses), o secretário
regional lembrou que o processo teve um “diálogo muito grande com os
representantes dos trabalhadores”, que resultaram em “alterações
substantivas” da anteproposta para a proposta de caderno de encargos.Duarte
Freitas detalhou ainda que o futuro do passivo da Azores Airlines vai
“depender daquilo que os potenciais compradores estejam disponíveis para
pagar” pela companhia, sendo uma situação que vai ser “dirimida no
âmbito negocial com o júri e os potenciais interessados”.“Tivemos
um conjunto de contactos até ao final do ano passado de potenciais
interessados. A partir do inicio deste ano, esses potenciais
interessados são todos remetidos para o processo concursal. No âmbito do
processo concursal, nós não vamos intervir”, vincou.A
07 de março, o Governo dos Açores revelou que o caderno de encargos da
privatização da Azores Airlines prevê uma alienação no “mínimo” de 51% e
no “máximo” de 85% do capital social da companhia.Em
junho, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para
apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em
empréstimos e garantias estatais, prevendo ‘remédios’ como uma
reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de
controlo (51%) na Azores Airlines, a companhia do grupo SATA responsável
pelas ligações com o exterior do arquipélago.