Governo assegura estágios profissionais a mais 727 jovens
O Vice-Presidente do Governo dos Açores anunciou que esta quinta-feira, terminada mais uma fase de candidaturas do programa ESTAGIAR, "foram admitidos mais 727 jovens" que, em janeiro, vão iniciar os seus estágios em projetos apresentados pelas empresas açorianas.

Autor: Ana Carvalho Melo

Sérgio Ávila precisou que, entre estes jovens candidatos, 308 detêm licenciatura e os restantes 419 estão habilitados com cursos profissionais, revela nota do GACS.

“Com esta medida, o Governo disponibilizará, até um prazo de dois anos, estágios profissionais que permitirão, a quem concluiu recentemente as suas habilitações académicas, ter uma forma eficaz e eficiente de inserção no mercado de trabalho”, frisou.

Sérgio Ávila salientou que “com esta medida, o Governo dos Açores investirá mais 4,8 milhões de euros na promoção da empregabilidade dos jovens açorianos”.

Por outro lado, lembrou que “a este programa está associado um programa de inserção e integração de estagiários”, que apoia significativamente as entidades que, no final dos estágios, decidam celebrar contratos de trabalho com os jovens.

O Vice-Presidente do Governo Regional revelou, a propósito, que, neste momento, “mais de 500 jovens, após conclusão dos seus estágios, estão já a trabalhar nas entidades que os acolheram.”

O Programa ESTAGIAR foi criado pelo Governo dos Açores para apoiar os jovens que terminam os seus estudos, quer no ensino superior, quer no profissional, no seu primeiro contato com o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fomentar a sua contratação pelas empresas açorianas.

“A adesão dos açorianos às medidas de estímulo à atividade económica incorporadas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial tem levado o Governo dos Açores a reforçar não só essas medidas, mas a sua intensidade e sua diversidade”, frisou.

Nesse sentido, revelou que, no próximo ano, o Governo Regional vai "reforçar o apoio aos estágios profissionais, à contratação de jovens pelas empresas após a conclusão dos estágios e à criação de novos postos de trabalho pelas empresas, no âmbito de um conjunto de políticas de promoção do emprego que constitui a sua principal prioridade”.

“Como tivemos a oportunidade de anunciar, esse objetivo será também concretizado através da criação de um reforço de 100 milhões de euros das dotações disponíveis do próximo Quadro Comunitário de Apoio para o financiamento dos programas de promoção do emprego”, frisou o Vice-Presidente do Governo.