Governo anuncia contratação de mais 82 funcionários para as escolas
O Governo Regional dos Açores anunciou que vai contratar 82 novos assistentes técnicos e operativos para as escolas da região, no decorrer deste ano letivo, para suprir as necessidades criadas pela aposentação de funcionários.

Autor: Lusa/AO online

 

"Estou em crer que uma vez colocados estes novos assistentes técnicos e assistentes operacionais, o quotidiano das escolas melhorará ainda mais. De resto e, nesta fase, enquanto os concursos não concluem, temos utilizado no dia-a-dia, para suprir as necessidades existentes, os programas de promoção do emprego, que o Governo coloca à nossa disposição", disse hoje o secretário Regional da Educação e Cultura.

Avelino Meneses falava aos jornalistas no final de uma reunião com representantes do Sintap/Açores, hoje, em Angra do Heroísmo.

O sindicato alertou para a falta de pessoal não docente nas escolas da região, alegando que o problema, que já é sentido há algum tempo, se agravou no último ano letivo.

"Os trabalhadores queixam-se, porque houve muito pessoal que, por via da aposentação, saiu dos seus lugares de trabalho, o que fez com que esses funcionários ficassem sobrecarregados de serviço", frisou Orivaldo Chaves, do Sintap.

Segundo o sindicato, o problema afeta "quase todas as escolas", porque uma grande parte do pessoal não docente optou por se aposentar "mesmo tendo cortes nas pensões".

Orivaldo Chaves mostrou-se satisfeito com a abertura de 82 postos de trabalho, considerando que isso demonstra a atenção da tutela para o problema, mas disse que "só o tempo dirá" se o número de contratações será suficiente, já que o pessoal não docente das escolas da região "tem alguma idade".

Por sua vez, o secretário Regional da Educação e Cultura sublinhou que a tutela está atenta ao envelhecimento do pessoal não docente e à necessidade de renovação, por isso estão em curso 82 procedimentos concursais que deverão estar concluídos "no decurso deste ano letivo".

"Na nossa opinião, estes 82 suprirão o essencial das necessidades existentes nas escolas", frisou.

Avelino Meneses acrescentou, ainda, que em comparação com o ano letivo anterior, as escolas da região têm mais 58 funcionários neste ano, "numa altura em que inclusivamente o número de estudantes diminui tenuemente".