Saúde
Governo alerta para riscos do consumo de lagostins das lagoas
O Governo Regional dos Açores alertou esta quarta-feira para os riscos para a saúde pública que representam os lagostins capturados nas lagoas do arquipélago, apelando a que não sejam comercializados nem consumidos.

Autor: Lusa / AO online

Atendendo à presença de espécies de cianobactérias na água das lagoas, o lagostim pode apresentar risco para a saúde animal e humana pois tem a capacidade de acumular toxinas produzidas por cianobactérias no hepatopâncreas, levando à transferência desta toxina para humanos”, refere uma nota divulgada pela Secretaria Regional do Ambiente.

O documento salienta que “a intoxicação de pessoas por cianotoxinas pode provocar distúrbios gastrointestinais, hepáticos, respiratórios, alérgicos e até a morte, nos casos mais graves”.

Este alerta surge na sequência da monitorização que tem sido feita a populações do denominado Lagostim da Luisiana (Procambarus clarkii), uma espécie invasora que foi observada pela primeira vez em S. Miguel, concretamente na Lagoa do Peixe, em Agosto de 1993.